segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aspectos Fisiológicos

MASTER PERSONAL TRAINING SYSTEM

ASPECTOS FISIOLÓGICOS


O treinamento físico MPTS proporciona, em média, um gasto calórico de aproximadamente 500 calorias por hora de treinamento, podendo esse valor calórico ser maior ou menor, dependendo do estágio do treinamento, do nível de condicionamento do praticante e dos objetivos individuais a serem alcançados, contribuindo eficazmente para a diminuição do percentual de gordura corporal.
Mas o gasto calórico e o conseqüente emagrecimento são conseqüências. O mais importante e os maiores benefícios são a melhora da saúde e da performance do corpo humano como veículo de realização de todos os seus objetivos e metas.
Em relação ao sistema cardiovascular, devido aos exercícios de força, ocorre um aumento na espessura da parede cardíaca, ou seja, ocorre uma hipertrofia do músculo cardíaco, tornando o coração mais forte e potente para bombear mais sangue através do corpo, tanto em exercício quanto em repouso.
Para você ter uma melhor compreensão, um ser humano adulto tem em média cinco litros de sangue em seu corpo, e é exatamente esse volume sangüíneo que circula do coração para o corpo e do corpo para o coração, em um minuto em repouso, chamado de débito cardíaco (5 litros/1 minuto).
Nos exercícios MPTS, este volume de sangue circulante, ou débito cardíaco, pode subir de 10 a 20 litros por minuto, dependendo novamente do estágio do treinamento, do nível de condicionamento do praticante e dos objetivos individuais a serem alcançados, proporcionando assim um aumento no calibre dos vasos sangüíneos e na capacidade cardíaca, minimizando patologias comumente conhecidas como hipertensão, insuficiência cardíaca e arteriosclerose.  
Em relação ao sistema musculoesquelético, além do aumento da massa muscular, ocorre também um aumento da massa óssea ou densidade mineral óssea (DMO), fenômeno pelo qual ocorre um maior depósito de cálcio na estrutura óssea do corpo humano, com o objetivo de proporcionar uma melhor estrutura para uma massa muscular mais desenvolvida, e conseqüentemente, uma maior força músculo articular, minimizando a famosa patologia conhecida como osteoporose.
Sendo assim, o treinamento físico MPTS é um potente auxílio no combate a enfermidades que acometem o ser humano moderno em suas rotinas diárias.


Um comentário:

  1. Olá Ronaldo,
    Parabéns pelo excelente artigo.
    Além de adorar meu trabalho, uma das minhas paixões é fazer atividade física.
    Qualquer profissional, de qualquer área, precisa ter a consciência de que, além de proporcionar prazer, a atividade física é uma excelente aliada à produtividade.
    Um grande abraço.

    Tiago C. Simões

    ResponderExcluir